Pinhão

Também conhecido como:

Pinóli.

Panela de pressão

Na Pressão

30 min

Forno

No Forno 180°C

15 min

Cozido, assado ou simplesmente usado como ingrediente em pratos típicos, não importa como o pinhão é consumido, o importante é que seu sabor conquista paladares e nos leva a épocas remotas da nossa história.

No passado, fazia parte da alimentação dos indígenas. Hoje, o pinhão tem presença marcante na culinária da região Sul do Brasil. É impossível visitar a região nos meses de outono e inverno, sem cair na tentação de provar ou abusar dessa delícia! O pinhão está associado a frio, aconchego e a festas do Sul do país.

Porém as qualidades do pinhão não se resumem às características de sabor e paladar. Pelo contrário! Seus aspectos nutricionais são relevantes e infelizmente, pouco divulgados.

Com o objetivo de contribuir para o conhecimento nutricional do pinhão, a Embrapa Florestas desenvolve uma pesquisa da caracterização nutricional em amostras de pinhões in natura e cozidos. Para isso são coletados pinhões nas Florestas Nacionais (Flonas) de Irati, PR Três Barras, SC e Passo Fundo, RS e no Banco Ativo de Germoplasma de Araucária, localizado na Embrapa Florestas.

Do ponto de vista nutricional, o pinhão é um alimento rico em calorias. Assim, ele pode ser usado para ajudar no aporte calórico de trabalhadores braçais, atletas, crianças e adolescentes em fase de crescimento.

Por ser rico em fibras, o consumo de pinhão pode trazer diversos benefícios, como prevenir doenças intestinais.

O pinhão é composto por vários minerais, como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre e sódio. Porém, merece destaque no fornecimento de potássio, mineral que ajuda a controlar a pressão arterial.

Ainda no pinhão, são encontrados os ácidos graxos linoleico (ômega 6) e oleico (ômega 9). Estes contribuem para a redução do colesterol no sangue. Por isso, podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares.

 

Fonte https://www.embrapa.br/florestas/valor-nutricional-do-pinhao

Avalie essa informação

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Quantidade por gramas

Calorias kcal
Gorduras totais g
Gorduras saturadas g
Gorduras insaturadas g
Gorduras trans g
Colesterol mg
Sódio mg
Potássio mg
Carboidratos g
Fibra alimentar g
Açúcar g
Proteínas g
Vitamina A IU
Cálcio mg
Vitamina D IU
Vitamina B12 µg
Vitamina C mg
Ferro mg
Vitamina B6 mg
Magnésio mg

O que vamos cozinhar hoje?

Abóbora

Abobrinha

Alcachofra

Alho-poró

Arroz

Aspargo

Batata

Batata-doce

Berinjela

Beterraba

Brócolis

Cará

Cebola

Cenoura

Chuchu

Couve

Couve-Flor

Ervilha

Espinafre

Feijão Carioca

Feijão-de-corda

Feijão Preto

Grão-de-bico

Inhame

Mandioca

Mandioquinha

Milho-verde

Nabo

Ovo

Pepino

Pimentão

Pinhão

Quiabo

Repolho Verde

Salsão

Tomate

Vagem